10 Alimentos poderosos!


AVEIA:
Propriedades: Cereal muito nutritivo que possui fibras solúveis, ferro, cálcio, zinco, boro, proteínas, vitaminas (B e E). Ela ajuda a um bom funcionamento intestinal, mantêm o colesterol ruim (LDL) baixo, aumenta as defesas do organismo contra infecções, controla a pressão arterial, controla a glicemia (níveis de açúcar no sangue) por ser parte dos carboidratos complexos de absorção lenta (ideal para diabéticos, pois fornece glicose em pequenas quantias constantes, evitando picos constantes de açúcar).
Para se ter os benefícios da aveia precisa consumi-la todos os dias e de forma variada, ou seja, nas frutas, leite, saladas e outros.




SOJA:
Propriedades: É uma leguminosa com muitas propriedades nutricionais: proteínas, vitaminas, minerais e isoflavonas. Sendo que o óleo de soja é rico em ômega-3.
Reduz o risco de doenças cardíacas, reduz o colesterol total, o ruim (LDL) e triglicérides, previne a osteoporose, controla a diabetes, reduz o risco de câncer e melhora os sintomas da menopausa.
Como consumir: A forma integral é o melhor jeito de consumir a soja, ou seja, o grão da soja, pois ele mantém todos os seus nutrientes. O grão pode ser consumido cozido, no preparo de saladas, bolos, tortas, sopas, purês. A ingestão diária de 60g do grão (cerca de 3 colheres de sopa) é suficiente para promover seus benefícios à saúde cardiovascular!




ALHO:
Propriedades: Com mais de 200 princípios ativos o alho possui propriedades bactericidas, ajuda no controle da hipertensão, reforça o sistema imunológico, diminui o cansaço físico, mata vermes intestinais, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), retarda o envelhecimento celular, é um expectorante natural, combate o câncer gastrointestinal impedindo o crescimento das células cancerígenas.
Como consumir: Pelo menos 3 dentes de alho por dia, de preferência crus para manter todas suas propriedades medicinais.


PEIXE:
Propriedades: Uma ótima fonte de proteína que apresenta ômega-3 e ômega-6, aumenta o colesterol bom (HDL), possui grande quantidade de ferro e cálcio, melhora a atuação da insulina no organismo.
Como consumir: Preferir os peixes marinhos (maior conteúdo de ômega-3), mas isso não quer dizer que não seja importante o consumo de peixes de água doce. A OMS e o Ministério de Saúde recomendam o consumo de peixes frescos duas vezes por semana.


FRUTAS CÍTRICAS:
Propriedades: Fonte de vitamina C, potássio, fibras solúveis, têm ação antioxidante, auxiliam na absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal e também na redução do estresse.
Como consumir: Se recomenda o consumo diário de pelo menos: 5 porções de diferentes frutas entre elas os cítricos para se obter seus benefícios.


AZEITE DE OLIVA:
Propriedades: Ótima fonte de Omega-9, vitamina E, controla os níveis de colesterol total, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e formações de tumores, melhora o funcionamento do estômago, age como tônico e protetor da pele, ajuda na absorção de cálcio e por ser rico em antioxidantes combate o envelhecimento celular.
Como consumir: O ideal para um adulto seria de 04 colheres de sopa diárias (200 calorias), de preferência com saladas e verduras frescas.





TOMATE:
Propriedades: É uma fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda a combater vários tipos de câncer (em especial o de próstata), rico também em vitaminas A e B, ácido fólico, fósforo, potássio, estimula a circulação sanguínea, e ajuda a diminuir o risco de infarto.
Como consumir: Nada melhor que consumi-lo em saladas e sucos (é muito gostoso em sucos). Dê preferência aos maduros, quanto mais maduro maior concentração de nutrientes.


CASTANHA DO PARÁ:
Propriedades: Contêm grandes quantidades de vitaminas (tiamina) e minerais (magnésio, zinco, selênio), especialmente o selênio (que age no equilíbrio na tireóide), é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, melhora o sistema imunológico. Também ajuda na perda de peso (consumo aumenta a saciedade).
Como consumir: O recomendado é 1 a 4 unidades diárias (não ultrapassar isto, pois é rica em calorias: cada unidade de 4g= 26kcal).


UVA (vermelha):
Propriedades: Possui fibra, cálcio e flavonóides: substancias com propriedades antioxidantes, aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o risco de infarto, ajuda a prevenir a hipertensão arterial e o acúmulo de gordura nas artérias.
Como consumir: A quantidade recomendada diária é de 2 copos (600ml) no caso de suco integral de uva, se for vinho tinto: 01 taça (100ml).


BRÓCOLIS:
ropriedades: Contém vitaminas A e C, fibras, cálcio, potássio, folato, e os chamados fitoquímicos. Estes têm a capacidade de proteção contra o câncer, propriedades de produção de enzimas que destroem células cancerígenas, além disso, evita úlceras e gastrites, também fortalece os ossos e tem efeito analgésico e antiinflamatório.
Como consumir: Pode ser consumidos em saladas, também em massas ou outros pratos. Prefira os cozidos no vapor (mantém suas propriedades nutricionais).

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